sábado, 30 de janeiro de 2010

Problemas (no blog)

Quem acessa o blog provavelmente está tendo problemas para visualizar as expressões matemáticas que são renderizadas por um servidor público. Estou trabalhando para corrigir o erro.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

LaTeX

Se você não participa de algum meio acadêmico, talvez nunca tenha ouvido falar em LaTeX (não a seiva da seringueira...). Ele é um conjunto de macros que opera um processador de textos chamado TeX, nascido no fim da década de 70 e início de 80. Para entender melhor o que é esta ferramenta de escrita, precisamos entender o que é e o que não é um editor de texto WYSIWYG.


Essas letras embaralhadas significam "What You See Is What You Get" e quer dizer "O que você vê é o que você obtém". Os editores de texto como Word e OpenOffice são, naturalmente, do tipo WYSIWYG, pois nasceram a partir da analogia com uma máquina de escrever. Ou seja, o escritor, além de se preocupar com o texto em si, tem que cuidar da edição do texto: parágrafos, margens, tabulações, etc.
O LaTeX é um "editor" de texto que não segue a idéia WYSIWYG. Nele, você se preocupa somente em estabelecer, de maneira lógica, se aquele pedaço de texto é um título, um parágrafo, uma seção, etc.. E isso é feito através do uso de pacotes de estilo (que contém as informações "visuais" - os tamanhos de letra de título, parágrafo, justificação de texto, etc. etc. etc.) e uma linguagem própria, não muito complicada, que pode ser escrita no bloco de notas, por exemplo. Um compilador já embutido faz a conversão do texto para o formato padrão .dvi que pode ser convertido em .pdf, por exemplo. A idéia então é que o escritor só tenha contato com o aspecto visual após ter escrito seu texto. Hoje existem editores especializados que possuem diversas opções e facilidades para quem prefere escrever seus textos em LaTeX.

Mas então por que esse LaTeX tem importância no meio acadêmico?
Bem, a verdade é que ele possui diversos pacotes especializados no tratamento de textos acadêmicos voltados para a área de exatas - esse é o grande forte. Quem já escreveu alguma tese ou artigo no Word com certeza sofreu para escrever as equações no seu editor próprio - coisa que não acontece no LaTeX. E, diga-se de passagem, ele faz o trabalho muito bem feito. Escrever expressões (mesmo sem sentido) como:

$\int_\alpha^{\Sigma_{i}^\infty} \frac{f(x_{i}^n)}{n!(n-k)!} dx$

Torna-se fácil. Além disse, há pacotes para textos da área de química, lógica matemática, música e até jogos (xadrez, gamão). Como nem tudo são flores, o LaTeX pode apresentar algumas limitações para os iniciantes acostumados com o WYSIWYG.

Está lançada a dica para quem quer melhorar a qualidade dos seus trabalhos. Existem muitos tutoriais na internet, mas deixo aqui uma lista para quem quer começar a escrever textos no LaTeX. Vamos lá:

Tutorial recomendado do prof. Reginaldo da UFMG. Em português.: www.mat.ufmg.br/~regi/topicos/intlat.html

Tutorial traduzido do Inglês "Not to short introduction to LaTeX2e": www.ime.eb.br/~pinho/pessoal/latex/ptlshort.pdf

Tutorial para a instalação do LaTeX no Windows, pelo Prof. Márcio da UNICAMP: http://www.ime.unicamp.br/~marcio/miktex/latex.html

Exemplo de código e de texto compilado em http://pt.wikipedia.org/wiki/LaTeX

Para quem utiliza Linux com distribuições baseadas no Ubuntu, basta ir no gerenciador de pacotes Synaptic e buscar por TeXMaker ou Kile.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Boas-vindas

Olá visitante.

Decidi criar esse blog para ser diferente - ou fazer a diferença. Ele foi criado para: Divulgar alguns trabalhos da faculdade que julgo serem de importância para outros graduandos, além de descobertas, idéias, sugestões e assuntos relacionados aos meus interesses; ser um canal tira-dúvidas complementar à monitoria de Cálculo I para alunos da FCA; ser um canal tira-dúvidas para quem vai fazer o vestibular, especialmente da UNICAMP.
Além disso, vez ou outra vou apresentar alguns fatos históricos relacionados às ciências exatas - voltado em sua parte para a matemática.

Estou aberto a críticas e gostaria muito de receber comentários e dúvidas.
Atualmente passo parte do tempo estudando (disciplinas da graduação, softwares para uso no ensino e aprendizado da matemática, textos em LaTeX). Sinta-se livre para trocar uma idéia.

Postagem em destaque

Quais os melhores livros de Cálculo 1?

Uma dúvida muito comum de quem acabou de entrar na faculdade de exatas é qual livro de cálculo seguir e adotar como referência. Consulta...