domingo, 12 de dezembro de 2010

Apanhado geral de fim de ano

Depois de um hiatus de mais de um mês, devido a necessidade de colocar as matérias em dia e justificável por eu ter viajado e perdido algumas aulas na faculdade, volto a postar no blog, agora de férias. Espero que eu consiga escrever pelo menos uns 3 posts durante esse período de (falso) descanso.

Desbravando a madrugada (como sempre), pretendo comentar sobre o ano que passou, retomar um objetivo inicial do blog e escrever sobre qualquer coisa.

Esse ano foi importante pois amadureci muito. No lado pessoal, ultrapassei barreiras que antes me eram intransponíveis e pude viajar "a estudos" com as despesas pagas pelo Santander, fruto do empenho na faculdade. Academicamente, cresci em varios aspectos: aprendi a programar, aprendi muito mais física do que imaginava aprender (termodinâmica, eletricidade), consolidei alguns conhecimentos de cálculo, tanto pela continuidade da monitoria em cálculo 2, quanto pelos insights que obtive estudando eletromagnetismo, aprendi álgebra linear e continuo revisando-a para compreender melhor meu trabalho de iniciação científica, aprendi um pouco mais sobre trabalho e ergonomia, enfim, essas são algumas das coisas que tive esse ano e que foram importantes para mim. Algumas delas ajudaram-me a compreender melhor a ciência, outras serviram para despertar minha curiosidade, e, no geral, fizeram-me perder o medo frente ao conhecimento. Isso é interessante, pois acredito que não ter medo de enfrentar um gigante significa meio caminho andado para vencê-lo.

Deixemos de falar somente de mim pois se assim fosse o blog não seria blog, seria diário. No mês que vêm o blog completará 1 ano de idade, com até lá provavelmente uns 30 posts e mais de 1000 visitas (das quais umas 500 devam ser minhas, hahaha). Falando sério, é muito legal saber que até gente da Rússia andou entrando por aqui. Esse espírito da internet é bacana, navegar sem restrições e ocasionalmente visitar alguns sitezinhos. É como se a internet fosse uma grande cidade e cada casa fosse um site. Vá para o bairro mais distante, fuja dos grandes centros, pegue a rua mais vazia e entre numa casa qualquer - esse é meu endereço e talvez você encontre uma coisa boa nele. Quando criei esse espaço, prometi que divulgaria alguns trabalhos da faculdade e desde então nunca coloquei nada. Como nesse segundo semestre tive a oportunidade de fazer muitos relatórios e alguns trabalhos interessantes, acho que agora é a hora certa de cumprir com o que escrevi. Então vamos lá:

Dentro da disciplina de Física 3 (eletricidade e magnetismo) desse semestre, nas aulas práticas fizemos relatórios e alguns deles eu coloquei no espaço do blog no 4shared. Alguns são simples, outros nem tanto, mas talvez possam servir de referência para alguém que esteja fazendo algo parecido. Os relatórios se dividem em:
Lei de Ohm - Algumas medidas para investigar a famosa relação V=Ri;
Circuito Equivalente Thévenin - É possível simplificar alguns circuitos elétricos, mantendo suas características originais - esse é o teorema de Thévenin;
Resistência interna de instrumentos de medida - Nesse relatório fizemos algumas medidas para verificar como a resistência interna dos instrumentos afetam as mesmas. Há alguns gráficos interessantes nesse relatório;
Circuitos RL, RC, RLC - No relatório sobre circuitos RLC fiz uma breve introdução ao formalismo de fasores, que simplifica bem os cálculos de corrente e tensão em corrente alternada. Recomendado.
Bobinas de Helmholtz - Uma maneira interessante de se calcular a intesidade do campo magnético da terra, embora meus resultados experimentais tenham ficado ruins nesse relatório.

O endereço para baixar os relatórios estão em:


Deve haver, sem sombra de dúvidas, alguns erros de tipografia e talvez outros maiores. Peço que quem descobrir algum deles me notifique para correção, por favor.

Além de relatórios experimentais, realizei mais dois trabalhos nessa disciplina de física. Um era montar um rádio empregando as ideias que aprendemos durante o curso. Esse relatório então foi feito para mostrar brevemente o que utilizamos para montar, quais foram os conceitos principais, etc., além de conter duas fotos do transmissor que montamos.


Por fim, fiz um trabalho que envolvia o cálculo do potencial elétrico, numa região do espaço, numericamente. Programei o método sugerido no livro Curso de Física de Berkley e o resultado vai no papel que segue. No Scilab consegui desenhar as equipotenciais (foto abaixo) e as linhas de campo, mas esta última não tive tempo de colocar junto ao trabalho final. Quem quiser bater um papo sobre essas coisas pode mandar e-mail ou mesmo deixar um comentário.



Isso foi, basicamente, meu extra classe nessa disciplina nesse semestre.

Já em cálculo numérico fizemos, eu e meu grupo, a modelagem de um sólido de revolução utilizando curvas splines, tópico que aprendemos em interpolação polinomial. Aproximamos o contorno de uma garrafa com funções e com elas conseguimos desenhar o objeto em 3D, além de ter calculado numericamente as integrais de área e volume, com resultados muito bons. Não fizemos, mas teria sido possível também calcular a massa da garrafa à partir da densidade do vidro. Isso é muito interessante pois é como se fosse uma simulação de manufatura de algum produto - dá para ter ideia de quanto vai de material, qual vai ser o peso, etc. Segue abaixo algumas fotos do resultado final:






Quanto a escrever sobre qualquer coisa, eu aconselharia ao leitor que baixou os relatórios acima, que os utilizasse com moderação. Não que eu tenha medo de plágio ou reclame direitos sobre a obra, nada disso, o conhecimento está ai para ser conhecido, mas sim por que tenho visto de perto, no dia a dia da faculdade, uma grande preguiça nos estudantes, que os fazem copiar e colar trabalhos quando na verdade espera-se deles autoria própria: "Faça as coisas por sí só. Seu custo será fazê-lo. Seu premio será tê-lo feito."

Para aqueles que fazem seus relatórios, mas têm medo de entregar pois o experimento não resultou no que era esperado, eu digo que erros são naturais e que o esperado, de fato, é que ocorram erros. Documente esses desvios nos relatórios com clareza, mas não "passe maquiagem" nos resultados. Seja sincero!

No mais, esse foi o primeiro post das férias. O segundo, se tudo der certo, virá com Taylor em duas variáveis. Ainda não sei o que vem depois dele, mas pode ser algo relacionado a combinatória, simetrias, etc... Abraços e boa noite!


Um comentário:

  1. Olá Alan.. meu nome é Julio, sou estudante de engenharia eletrica. eu li que vc conseguiu desenhar as equipotenciais e as linhas de campo no Scilab. gostaria de saber se vc poderia me ajudar com isso.. estou fazendo um trabalho em que tenho que plotar as linhas do campo eletrico entre dois condutores inclinados, o problema é que uma das etapas consiste em calcular o gradiente de V(tensao). No codigo(do MATLAB) que o professor passou pra gente ele faz isso com a seguinte expressão: [px,py]=gradient(V); Porém eu utilizo o Scilab e nao consegui fazer esse calculo com ele. se vc puder me dar alguma dica..

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Quais os melhores livros de Cálculo 1?

Uma dúvida muito comum de quem acabou de entrar na faculdade de exatas é qual livro de cálculo seguir e adotar como referência. Consulta...