quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Um pouco sobre o cálculo



Quando estava para entrar na faculdade, ouvi histórias de parentes e amigos sobre a disciplina de cálculo, e, de forma unânime, todos eles não gostavam da matéria, ou porque tinham cursado mais de uma vez, ou porque os professores eram ruins e carrascos. Acredito que existe dois problemas que causaram (e talvez ainda causam) o desinteresse pelo assunto. Um se deve a forma direta e técnica com que se era tratado a disciplina, beirando o mecanicismo, tanto pelos livros, quanto pelos professores, o outro esbarra na dificuldade de interpretar e visualizar a linguagem algébrica. 
Não estou dizendo que essa forma mais direta e reta seja ruim - na verdade, chega uma hora no aprendizado que é necessário se deparar com técnicas mais profundas caso o aluno queira avançar além do esperado - porém a falta de introdução ao assunto, seus métodos e objetivos a serem alcançados são fatores que contribuíam e contribuem para o desinteresse do estudante. O mecanicismo a que me refiro pode ser visto em livros antigos, que apresentam, por exemplo, 20 técnicas de integração, inúmeros limites abordados pela desigualdade  $$\varepsilon$$ e $$\delta$$, entre outros que, se vistos por um iniciante, sem idéia sobre para onde essa disciplina o levará, certamente causará uma aversão difícil de ser mudada. Ressalto novamente que esse rigor matemático é necessário em certos casos. Por exemplo, um curso de matemática pura é focado nessas técnicas e nuânces.
O outro problema, na minha opinião, era a falta do computador para auxiliar os professores no ensino. Isso talvez explique também a má fama dos professores mais velhos, que não tinham saída quando precisavam desenhar, por exemplo, planos tangentes a superfícies quádricas, ou algumas regiões de integração - fato que não acontece atualmente, já que existem softwares matemáticos que possibilitam essas tarefas. Enfim, hoje a história é outra, e os computadores são fortes aliados do magistrado.

Nesse sentido, os cursos de cálculo da FCA, na medida do possível, vão contar com o auxilio dos softwares instalados nos computadores da faculdade.

Pensando nestes problemas, escrevi um texto de introdução ao cálculo para os calouros das engenharias, passando desde a história de sua gênese até alguns termos importantes. O link para download vai abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Quais os melhores livros de Cálculo 1?

Uma dúvida muito comum de quem acabou de entrar na faculdade de exatas é qual livro de cálculo seguir e adotar como referência. Consulta...