quinta-feira, 11 de março de 2010

Derivadas: Provas, parte I

Devido ao início das aulas e uma grande carga de compromissos, postarei com menos frequência no blog. Esse breve post mostra um resultado muitas vezes apresentado nos livros mas poucas vezes provado pela definição, que é a derivada da função seno.

Primeiro lembramos que a definição de derivada é feita por limites e representa o quociente abaixo:
Dado então que


Substituímos na definição da derivada

.

Lembrando da soma de senos, obtemos:



Agrupando os fatores comuns


Agora podemos dividir o limite duma soma na soma dos limites:


Assim vamos trabalhar com as duas parcelas separadamente. Analisando a primeira, podemos "tirar" de dentro do limite o sen(x), já que não há dependência com h. Depois, multiplicamos em cima e em baixo por um fator comum para simplificar o numerador. Veja:


Substituímos o numerador através da relaçãoe desmembramos (o limite de um produto de n termos é o produto de n limites, um para cada termo):




Olhando isoladamente para a expressão dos limites dentro dos parênteses, vemos que:

   (A)

 
Ou seja, a primeira parcela que analisamos vale zero, cabe então determinar qual o limite da segunda parcela da soma abaixo:




Como

(usamos o mesmo resultado em A)
Segue que:


Como queríamos demonstrar.

Em um post anterior, publiquei um arquivo que demonstra o limite de seno de x sobre x usada para provar essa derivada. Confira.

Lembrando que existem outras demonstrações mais simples e elegantes da derivada do seno. Porém elas utilizam algumas relações trigonométricas não muito lembradas pelos alunos, por isso optei pela formula do seno da soma nos primeiros passos.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Quais os melhores livros de Cálculo 1?

Uma dúvida muito comum de quem acabou de entrar na faculdade de exatas é qual livro de cálculo seguir e adotar como referência. Consulta...