sexta-feira, 19 de março de 2010

Identidades interessantes, parte II

Continuando a série identidades interessantes, nesse post apresento mais uma identidade relacionada aos limites, geralmente chamada de "regra" de limite, dado abaixo:


Esse limite tende para o número de Euler (pronuncia-se "Óiler"). O numero "e" é uma constante muito importante para a matemática e surge em muitos ramos aparentemente desconexos, assim como a constante pi. Num outro post, vou falar um pouco mais da história do número e algumas propriedades a ele relacionadas.

A idéia então é utilizar essa identidade para resolver certos limites. Ai vamos:

Encontre o limite abaixo:


Para atacar o problema, vamos reescrever o numerador de forma a surgir um fator comum ao denominador, (somando e subtraíndo 5).


Podemos separar a fração em duas:


A primeira parcela é uma divisão do tipo a/a, portanto vale 1:


Agora devemos usar um truque algébrico muito comum na resolução de limites, que é a troca de variáveis.
O que vamos fazer é estabelecer uma nova variável t de forma que o limite acima fique idêntico a identidade que apresentei acima. A expressão sugere que devemos fazer:


Para que surja (1+1/t). O próximo passo é restabelecer a tendência do limite. Ora, se x tendia para infinito, t também vai tender, dada a nossa substituição.


Fazendo as trocas devidas, obteremos:


Utilizando algumas regras de exponenciais e de limites,


A segunda parcela da multiplicação resulta em 1. Cabe então resolver a primeira parcela. Repare que estamos quase perto da identidade. Basta algumas manipulações para chegar no resultado:


Esse exercício é só um exemplo de vários que resultam neste limite fundamental. Estude bem essas jogadas de troca de variáveis para resolvê-los com facilidade.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Quais os melhores livros de Cálculo 1?

Uma dúvida muito comum de quem acabou de entrar na faculdade de exatas é qual livro de cálculo seguir e adotar como referência. Consulta...