sexta-feira, 7 de maio de 2010

Questão Vestibular Unicamp 2010

Uma confeitaria produz 2 tipos de bolos de festa. Cada quilograma do bolo do tipo A consome 0,4 kg de açúcar e 0,2kg de farinha. Por sua vez, o bolo do tipo B consome 0,2kg de açúcar e 0,3kg de farinha para cada quilograma produzido. Sabendo que, no momento, a confeitaria dispõe de 10kg de açúcar e 6kg de farinha, responda às questões abaixo:

a) Será que é possivel produzir 7kg de bolo do tipo A e 18kg de bolo do tipo B? Justifique sua resposta:

Do enunciado tiramos as seguintes informações:

Bolo A -> 0,4kg açúcar para cada 1kg de bolo e 0,2kg de farinha para cada 1kg de bolo.
Bolo B -> 0,2kg de açúcar para cada 1kg de bolo e 0,3kg de farinha para cada 1kg de bolo.

Então temos que o total de açucar para produzir 7kg do bolo A e 18kg do bolo B é:

0,4kg/kgA * 7kgA + 0,2kg/kgB * 18kgB = 6,4kg

Repare que a expressão é dimensionalmente correta, pois buscamos a quantidade de kg de açúcar e as unidades de kgA e kgB se "cancelam" na divisão.

Agora fazendo o mesmo para a farinha:

0,2kg/kgA * 7kgA + 0,3kg/kgB * 18kgB = 6,8kg

Bem, para fazer 7kg de bolo A e 18kg de bolo B precisamos de 6,4kg de açúcar e 6,8kg de farinha. Como só estavam disponíveis 10kg de açucar e 6kg de farinha, vemos que vai faltar farinha para completar os bolos, e por isso não será possível produzí-los.

b) Quantos kg do bolo do tipo A e quantos kg do bolo do tipo B devem ser produzidos se a confeitaria pretende gastar toda a farinha e açúcar que dispõe.

Esse segundo item quer saber quanto de açúcar e quanto de farinha precisamos usar, respeitando as receitas individuais dos bolos, para que zeremos o estoque.
Então para isso podemos escrever um sistema linear de duas equações - uma para cada ingrediente, cujas variáveis são x e y, ou a quantidade de kg do bolo A (x kgA) e a quantidade de kg do bolo B (y kgB)

10kg açúcar = 0,4kg/kgA x kgA + 0,2kg/kgB * y kgB
6kg farinha = 0,2kg/kgA x kgA + 0,3kg/kgB * y kgB

suprimindo as unidades

(I)  10 = 0,4 x + 0,2 y
(II)   6 = 0,2 x + 0,3 y

Resolvemos o sistema pelo método da soma, isto é, multiplicamos a segunda equação por -2 e somamos na superior:

-2 = 0 x - 0,4 y
ou seja
y = 5kg
voltando na equação I usando y=5:
x=22,5kg.

Ou seja, produziremos 22,5kg do bolo A e 5kg do bolo B.


2 comentários:

  1. Bem explicada a resolução.
    Queria só perguntar ao autor, que livro de cálculo ele acha melhor aos calouros. Eu estava usando o Guidorizzi, mas senti muita dificuldade. Alguns recomendaram o livro do Stewart, mas não sei se fará muita diferença.
    E então, alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  2. Bem, o livro do Stewart é cheio de exemplos e figuras, talvez isso ajude a entender num primeiro momento. O livro do Guidorizzi é bem mais avançado que o Stewart no sentido de ser rigoroso e se preocupar em demonstrar alguns resultados importantes, que o Stewart quase sempre omite (ou pede pra ler no apêncice). Quando cursei cálculo I estudava por 3 livros: Cálculo I do Simmons, Cálculo A da Flemming e resolvia os exercícios e lia de vez em quando o Stewart. No fundo, os livros quase sempre apresentam as mesmas coisas, então é pegar o jeito da coisa mesmo. Eu sugiro que procure outro livro, mas mantenha o Guidorizzi em mãos, pois nas horas em que surgirem dúvidas conceituais, esse será um bom livro a se recorrer. Além de que, mais para frente, quando você já estiver com o assunto amadurecido na cabeça, vai ser mais fácil pegá-lo para ler numa segunda vez.
    Obrigado pela visita no blog. Abraços

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Quais os melhores livros de Cálculo 1?

Uma dúvida muito comum de quem acabou de entrar na faculdade de exatas é qual livro de cálculo seguir e adotar como referência. Consulta...