sábado, 12 de fevereiro de 2011

Preguiça cósmica

Às vezes, nós, estudantes, ficamos frustrados quando aprendemos algum conceito em física muito dependente das "condições ideais". O gás ideal parece ser uma farsa, conspiração dos livros. A energia, tão bonita no papel, fica feia na prática - nada dela se conserva, há perdas por todos os lados. Então chega uma hora em que o que temos vontade é de amaldiçoar todo aquele povo que formulou as teorias. Galileu, Newton, Pascal, Lagrange...

Brincadeiras à parte, existe um principio em física, pouco ou quase nada visto pelo pessoal da engenharia (infelizmente), chamado princípio da ação mínima. Eu não vou entrar em muitos detalhes, até porque não estudei isso direito, mas "existe" uma grandeza chamada ação - a unidade de ação é J.s, que vem de energia vezes tempo - e os corpos, quando vão de um estado para outro o fazem pelo caminho que minimiza a ação.  Naturalmente esse princípio generaliza as leis de Newton, mas isso é assunto um pouco mais complicado. Bom, o princípio da ação mínima justifica o motivo da luz percorrer geodesias no espaço curvo. A famosa curva que a luz de uma estrela fez contornando o sol no eclipse de 1919, que levou Einstein aos holofotes, é resultado desse princípio, ou seja, existe uma preguiça cósmica natural que faz as coisas fazerem as coisas do jeito mais fácil, entendeu?

Então para o leitor que também fica indignado com o mar de teorias sem aplicação, o princípio da ação mínima é um prato cheio - esse fenômeno está em todo lugar e não precisamos pensar nas condições ideais. Até mesmo nos seres humanos isso se manifesta com clareza. Pergunte para qualquer pessoa se ela gostaria de ganhar dinheiro sem trabalhar - todas responderiam que sim, lógico, pois o princípio da ação mínima diz que as coisas querem sempre fazer as coisas do jeito mais fácil. O caminho mais fácil para que os políticos se perpetuem no poder é fazendo o circo que fazem. A física explica!

A proxima vez que você for acordado de manhã cedo pelo seu despertador, tiver que ir para a faculdade/trabalho para enfrentar um dia pesado, lembre-se, a física está do seu lado para te atazanar e te querer fazer largar tudo, afinal, para que ralar se sempre existe um jeito mais fácil de se chegar no ponto final?

Nossa preguiça tem origens mais profundas do que imaginamos.

Um comentário:

Postagem em destaque

Quais os melhores livros de Cálculo 1?

Uma dúvida muito comum de quem acabou de entrar na faculdade de exatas é qual livro de cálculo seguir e adotar como referência. Consulta...