Uma dúvida muito comum nos atendimentos dessa semana anterior a primeira prova de cálculo foi sobre a função módulo e como resolver problemas de limites e derivadas que envolvessem módulo. As dúvidas são naturais, na medida em que o ensino médio cada vez mais se volta ao preparo de alunos para o vestibular e não para o que vem depois da aprovação. Se houvesse uma contextualização (não necessariamente aplicações diretas dos assuntos), pelo menos uma apresentação sobre em que estágio do aprendizado o assunto seria utilizado (e por quê), talvez a matemática e suas ramificações seriam mais atraentes para quem procura aprender e, por conseqüência, as dúvidas elementares seriam menos freqüentes.
Vamos então rever a idéia de módulo analisando os exercícios do livro-texto empregado no curso de Cálculo I da FCA (Cálculo Vol. I - James Stewart 5a Edição).
Pág. 112 - Ex. 39-44 - Encontre, quando existir, o limite. Caso não exista, explique por quê.
39 -
Bem, primeiros vamos pensar na função que está dentro do módulo. A soma x+4 é positiva sempre que e negativa quando . Então dividimos a função, e depois o limite, em 2 casos:
1o caso:
2o caso:
Como os limites laterais são iguais, segue que o limite existe e é 0.
40 -
Vemos que a função dentro do módulo é igual a da anterior, segue então igualmente que a soma x+4 é positiva sempre que e negativa quando. Então o limite é equivalente a:
pois estamos nos aproximando de -4 à esquerda, e isso significa que estamos utilizando valores de x tais que . Mas simplificamos a expressão de modo que obtemos:
41 -
A função pode ser dividida, como anteriormente fizemos, em 2 casos:
Então é evidente que o limite de f(x) quando x tende a 2 pela direita é diferente do limite quando x tende a 2 pela esquerda. Então o limite não existe.
Os outros exercícios seguintes são análogos e deixo para resolverem.
A idéia então é criar um "algoritmo" mental para resolver esses problemas: Quando surgir módulos, pensar em dividir caso a caso, respeitando os intervalos de variação da função (para quais valores ela é positiva, para quais ela é positiva) e aplicar os limites apropriados para cada caso.
Para a derivada da função módulo, é bom olhar a demonstração na página 170.
Na página 192 temos um bom exercício de módulo envolvendo derivadas. Ai vai ele:
Primeiro precisamos encontrar números que zeram o primeiro módulo e o seguindo módulo e depois analisamos os intervalos:
Temos então que fazer uma intersecção de intervalos (verifique), de forma que a função fica escrita como:
Simplificando:
E derivando:
Finalizo aqui então esse post que tem como intuito ajudar o pessoal que está com dificuldade em módulo. Qualquer dúvida deixar no comentário ou no e-mail. Abraços
Ficou bem didático. ^^
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