sábado, 21 de maio de 2011

Tememos os livros

Ultimamente tem sido difícil preparar textos. Rascunhei por duas vezes um tema para chegar à conclusão que o jeito mesmo é escrever o que vier na cabeça. É como se o tema fosse a pedra bruta a ser lapidada, e de tanto trabalho e retrabalhos aqui e ali, ela acaba perdendo seu valor.

Estudando termodinâmica deparei-me com a seguinte passagem: "Os dois enunciados da segunda lei da termodinâmica são negativos.  Naturalmente, é impossível provar uma afirmação negativa".

O livro se referia aos enunciados de Kelvin-Planck e Clausius da segunda lei da termodinâmica, que dizem ser impossível construir um motor miraculoso e um refrigerador miraculoso, para ser sucinto. O motor miraculoso transformaria (de forma cíclica) uma quantidade de calor totalmente em trabalho, sem nenhum outro efeito, e o refrigerador miraculoso faria (de forma cíclica) a transferência de calor de uma fonte fria para uma fonte quente sem utilizar trabalho.

Da natureza negativa das afirmações, isso não há o que negar (hehehe). Agora quando o livro diz que é impossível provar uma afirmação negativa, isso é completamente errado.

Se eu postulo: Não existem cachorros em São Paulo, minha afirmação é negativa, mas nem por isso é impossível de provar. Basta alguém ir para lá, encontrar um cachorro para que meu postulado caia.

Da mesma forma, se alguém apresentar um motor/refrigerador miraculoso, as proposições de Kelvin e Clausius também caem.

No entanto acredita-se, por nunca ninguém ter descoberto um contra-exemplo e pelas evidências experimentais, que as proposições da segunda lei são verdadeiras e assim permanecerão pela eternidade. Assim elas adquirem um caráter axiomático na física. Nesse sentido, é correto dizer que axiomas são impossíveis de se demonstrar, uma vez que eles constituem os fundamentos pelos quais as outras coisas são demonstradas e nada existe anteriores a eles. (É como pensar "o que contém o universo?" - para todos os efeitos, dizemos que nada contém o universo e pressupomos que o universo simplesmente é. O resto é resto, e decorre disto.)

Enfim, tendemos a acreditar em tudo o que lemos nos livros, mas é preciso ter senso crítico para determinar o que está certo e o que não está. Já detectei muitos erros em outros livros, esses ficam para outros posts.

Abraços termodinâmicos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Quais os melhores livros de Cálculo 1?

Uma dúvida muito comum de quem acabou de entrar na faculdade de exatas é qual livro de cálculo seguir e adotar como referência. Consulta...